Indicadores Ambientais

O descarte inadequado dos resíduos sólidos urbanos ainda é um desafio às políticas públicas de gestão ambiental no Brasil. A reciclagem de resíduos surge como uma medida econômica, social e ambientalmente viável para se tentar reverter esse quadro.

icone

No Brasil, 4% dos resíduos sólidos que poderiam ser reciclados são enviados para esse processo, índice muito abaixo de países de mesma faixa de renda e grau de desenvolvimento econômico, como Chile, Argentina, África do Sul e Turquia, que apresentam média de 16% de reciclagem (International Solid Waste Association).

De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos 2021, divulgado pela Abrelpe, o Brasil contabilizou 27,7 milhões de toneladas anuais de resíduos recicláveis.

A falta de reciclagem adequada do resíduo tem gerado uma perda econômica significativa para o País. Um levantamento feito pela Abrelpe em 2019 mostrou que somente os recicláveis que vão para lixões levam a uma perda de R$ 14 bilhões anualmente.

Estudos da academia brasileira foram realizados para mensurar a economia ambiental da reciclagem dos materiais plásticos, papel, papelão, vidro, ferro, alumínio e plástico.

Com base nos valores levantados dessa literatura, nosso software relaciona os materiais e as quantidades de todas MTRs geradas pelos nossos clientes que tenham a destinação "reciclagem", com a economia de recursos ambientais proporcionada pela reinserção dos insumos na indústria ao invés da utilização de matéria prima virgem.

De forma automática, esse dashboard pode ser aplicado para qualquer cliente ou período selecionado.

Quer saber mais dessa funcionalidade?